Quando pensei no título deste post surgiu-me logo o de um livro que tenho , há muito, na minha lista para ler,”Todos os Nomes” de José Saramago. Deixo este link que dá para perceber um pouco da trama…
…
Mas… cá está um tema discutidíssimo ultimamente…”o” nome 🙂 Se bem que o tenhamos “alinhavado”, não vou revelar já… 🙂
Penso que neste assunto a preocupação de todos pais é a do costume… “Será que vai ser gozado na escola?”
Aqui há uns tempos lia um post do Nuno Markl acerca do mesmo assunto e acabei por ir parar a esta lista maravilhosa… Nesta pode descobrir-se um mundo de escolhas, algumas até já importadas e adaptadas tal é o número de estrangeiros no país (veja-se o caso de “Nânci” em vez de “Nancy”, “Pégui” em vez de “Peggy”, “Ralfe” em vez de “Ralph”).
Claro que depois há aqueles que não se sabe bem como são admitidos…”Primitiv(o)a , “Rói”(está bem que é na vez de “Roy”, mas… coitadinha da criança), “Sátira da Conceição”, “Sadraque”, “Begonha”, “Berengária”???.
Depois temos os resultados dos fãs, (quem quiser filósofos como “Homero” e “Sócrates” está a vontade, se bem que nos tempos que correm, a homenagem corre o risco de ser ao nosso “primeiro”), “Aramis”, “Jardel”, “Hugo Leal”, “Luis Figo”, “Airton”, “Fernão de Magalhães”, “Cereja”, “Ceres”, (“Benfica”, “Claudisabel” e “Hendrix”, lamento, mas não…lol).
Ainda há a hipótese de nomes de terras… “Águeda” sim mas “Coimbra” não!
Entretenham-se a percorrer o resto 😉
Para questões mais práticas temos este link.